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"HA UMA DESAFIADORA RELACAO ENTRE A PSICANALISE E O CINEMA. SURGIDOS EM MOMENTOS HISTORICOS PROXIMOS, E POSSIVEL DIVISAR SUA IMBRICACAO COM O CAMPO DA LINGUAGEM. NESTA OBRA, MOISES LEMOS NOS CONDUZ A CAMINHOS TEORICOS ENTRE PSICANALISE, CINEMA E ARTE, MARGEANDO OS ESTUDOS LINGUISTICOS EM INTERESSANTE DESVELAMENTO DE INTERSECOES DESSES CAMPOS. HA PONTOS EM QUE SE MISTURAM, ORA SE CRUZANDO, ORA SE AFASTANDO, MAS NUNCA SE ABANDONANDO.
NESSA PERPECTIVA, CAMINHAREMOS COM A TEORIA PSICANALITICA QUE SE TORNOU UM METODO DE ANALISE FILMICA NA DECADA DE 1960 E DESENVOLVEU INTIMA E INTENSA RELACAO COM O CINEMA. A PSICANALISE CRIOU, HISTORICAMENTE, RELACOES COM O PROCESSO DE EVOLUCAO DO CINEMA.
LEMOS TRATOU AQUI DE ESTUDO TEORICO EM QUE RECORREU A CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA AREA DA PSICANALISE ARTICULANDO-OS A PROCESSOS TRANSCORRIDOS FORA DA SITUACAO ANALITICA. O AUTOR LANCOU MAO DE GRANDE ERUDICAO AO EXPOR AS CONTRIBUICOES DA OBRA FREUDIANA E A ELABORACAO DE LACAN DIANTE DA OBRA DE FREUD, PARA NOS GUIAR PELOS CONCEITOS DE INCONSCIENTE, IDENTIFICACAO E SUBLIMACAO, DE MODO A ARTICULAR OS NOS DENTRO DA TRAMA TECIDA ENTRE PSICANALISE, CINEMA E LINGUAGEM.
NO CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DA INTERFACE PSICANALISE E CINEMA, ENCONTRAMOS A CONDUCAO DO AUTOR POR VIAS EM QUE SE ABREM NOVOS E POSSIVEIS QUESTIONAMENTOS. AI ESTAO A ELUCIDACAO DE ALGUMAS LACUNAS E ALGUMA PROVOCACAO NOS LUGARES JA TRILHADOS PELAS COMPLEXIDADES TEORICAS E SUAS RELACOES, RESGANTANDO MODOS DE ANALISE EM OBRAS COMO O FILME A LIBERDADE E AZUL, DE KRZYSZTOF KIE?LOWSKI.
NADA ESTA PRONTO E ESTA OBRA MOSTRA-NOS CAMINHOS INSTIGANTES DE MODO CONVIDATIVO, AMPLIANDO A POSSIBILIDADE DE NOVAS COMPREENSOES DO LUGAR DO CINEMA E DA PSICANALISE EM SUAS RELACOES ENTRE SI E COM A LINGUAGEM."