Ícone Menu

Tornar-Se Negro

LV478078

De: R$ 59,90Por: R$ 41,30ou X de

Economia de R$ 18,60

Formas de pagamento:
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 41,30
  • 2X de R$ 20,65 sem juros
Outras formas de pagamento
Comprar
Comprar

Frete e prazo

Devolução em até 7 dias
Entrega rápida e garantida

Receba o produto que está esperando ou devolvemos o dinheiro.

Obra pungente, intensa e atual, porém por muito tempo esquecida, Tornar-se negro virou um marco no Brasil ao discutir os efeitos psíquicos do racismo na identidade de pessoas negras. Com novo prefácio de Maria Lúcia da Silva, além do prefácio de Jurandir Freire Costa à edição original, este volume traz ainda textos inéditos de Neusa Santos Souza. Publicado originalmente em 1983, Tornar-se negro foi pioneiro ao conectar a psicanálise com a questão racial. De forma inovadora e potente, a psiquiatra e psicanalista Neusa Santos Souza dedicou um estudo acadêmico à vida emocional de negros e negras, justificado pela absoluta ausência de um discurso nesse nível elaborado pelo negro acerca de si mesmo. Partindo da própria experiência de ser negra numa sociedade de hegemonia branca, Neusa analisa uma série de depoimentos dados a ela, assinalando neles as consequências brutais do racismo e da introjeção do padrão branco como o único caminho de mobilidade social para o negro. São histórias de vida de dez personagens que se autodefinem e falam das estratégias para a ascensão, cujo custo emocional é o da sujeição, negação e apagamento de suas identidades, sua cultura e seus corpos. Intelectual brilhante, Neusa Santos Souza deixou imensa contribuição para o movimento negro e a prática psicanalítica. Reeditar Tornar-se negro é reacender o seu legado, manter viva a sua memória.

CARACTERÍSTICAS

FormatoBROCHURA
Número de Páginas176
SubtítuloOU AS VICISSITUDES DA IDENTIDADE DO NEGRO BRASILEIRO EM ASCENSAO SOCIAL
EditoraZAHAR
AutorNEUSA SANTOS SOUZA
Ano da Edição2021
EAN139786559790296
Edição1
IdiomaPORTUGUES
FabricanteZAHAR
Compre Junto592974
ISBN6559790290
Páginas176

Avaliações do Produto

Dúvidas dos Consumidores