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Nesta obra, Carlota Medeiros analisa as concepções e práticas dos atores sociais envolvidos com o Programa Jovem Aprendiz. Com tal propósito, entrevista jovens que participam do Programa, coordenadores das várias instituições, envolvidas com a formação profissional de jovens, entre as quais, o Parque Dom Bosco, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude e representantes de empresas que recebem os jovens aprendizes. O presente livro é fruto de uma pesquisa realizada com jovens adolescentes que frequentam o Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação Parque Dom Bosco, localizado em Itajaí (SC). O estudo não apenas revela as dificuldades desses jovens, mas indica que elas podem ser superadas quando se deparam com uma instituição cujo objetivo primeiro é atender às demandas dos adolescentes. Organizado em quatro capítulos, o livro apresenta o contexto no qual foi realizada a pesquisa em pauta, bem como os princípios norteadores do Programa Jovem, Aprendiz destinado aos jovens que cursam a mesma instituição. A metodologia e os princípios que norteiam o Parque Dom Bosco permitem compreender as formas pelas quais novos caminhos se abrem para esses jovens, uma vez que, além de sua formação escolar, podem ainda desenvolver-se profissionalmente. Ou seja, há tempo para estudar e há tempo para ampliar conhecimentos profissionais junto às empresas cadastradas para receber os jovens aprendizes, como são identificados.