A capacidade de fazer uma pessoa sair do ´piloto automático e trazer o foco para si mesma tornou o mindfulness (atenção plena) conhecido mundo afora, com suas técnicas que comprovadamente ajudam na melhora da qualidade de vida. A partir desse conhecimento já consolidado internacionalmente, os autores deste livro desenvolveram um programa especial para a comunidade escolar, frequentemente afligida por casos de esgotamento e burnout. As oito sessões do programa, ligado à Universidade Federal de São Paulo, são descritas em detalhes neste livro, com texto claro e apoio de áudios exclusivos para o leitor. O professor realiza as práticas em casa, para seu desenvolvimento pessoal, e pode incentivá-las no ambiente escolar, expandindo-as para os colegas, os estudantes e até os pais. Extremamente útil no dia a dia, este manual é uma contribuição do Senac São Paulo para que a escola seja um local de embate saudável de ideias, e não de pessoas; que o emocional em sala de aula seja aprimorado, não dilapidado; que os professores possam exercer, conscientes, aquela que é a mais nobre das profissões: educar.
Esta obra tem como foco o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (Ocde), na orientação das políticas de educação no Brasil. Os princípios epistêmicos e os objetos ontológicos do Pisa têm presença no contexto global para comparar os sistemas educacionais nacionais em conhecimento, habilidades e bem-estar, presumidos como padrões que os estudantes precisarão para sua futura competência global. As avaliações estão vinculadas a modelos sistêmicos de melhoria educacional que se baseia em antecipar as habilidades para uma good life: prosperidade econômica, felicidade individual e igualdade social. Neste livro a autora torna visível como a profecia do Pisa sobre o futuro previsto é um fantasmagrama, um projeto paradoxal de intervenções sociais e culturais do imaginário utópico, construído sobre suas próprias impossibilidades.
O chamado ?Novo ENEM? veio para ficar. Escolas, cursinhos, professores e alunos só falam dele. E o motivo é simples: o ENEM é, hoje, o maior e mais importante exame do País. E mais: o ENEM, diferente do vestibular tradicional, é uma prova muito mais interessante e justa, pois privilegia o raciocínio, e não a ?decoreba?. O ENEM avalia as competências e as habilidades previstas na Matriz de Competências criadas pelo Ministério da Educação. E é importante que todos os participantes da prova se preparem para a avaliação dessas competências e habilidades. Os alunos que já têm um bom resultado nas provas que privilegiam o conteúdo precisam agora se preparar com afinco para as competências e habilidades. E alunos que ainda não têm um bom resultado nas provas tradicionais, sem deixar de estudar os conteúdos, têm agora uma ótima oportunidade de melhorar seu desempenho, entendendo e treinando as habilidades. E por que é bom se dar bem no ENEM? ? Para ganhar bolsa de 100% ou de 50% em universidades privadas. Pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos), o aluno que fizer uma pontuação mínima no ENEM e preencher requisitos de renda e escolaridade receberá bolsa de estudo do Governo Federal. Mais de 70% dessas bolsas são integrais (100%). Já foram distribuídas mais de 430 mil bolsas. ? Para contar pontos no vestibular de centenas de universidades privadas e públicas. Mais de 500 universidades ou faculdades já aderiram ao sistema de pontuação a partir da prova do ENEM. ? Para passar no vestibular das universidades que aderiram ao Sistema de Seleção Unificado ? SISU. Enfim, para quem quer fazer universidade, pública ou privada, não faltam razões para fazer de tudo para se dar bem no ENEM. E por que estudar pelo livro ?Como se dar muito bem no ENEM!?? ? Porque o livro ajuda você a fazer o melhor estudo para ser avaliado: TREINAR PELAS PROVAS ANTERIORES, ? Porque você terá acesso a TODAS AS QUESTÕES DO ENEM, ? Porque todas as questões também estão CLASSIFICADAS PELOS OBJETOS DE CONHECIMENTO, ? Porque todas as questões estão COMENTADAS/RESOLVIDAS, ? Porque o livro está totalmente de acordo com a NOVA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM, ? Porque as questões do livro estão em ORDEM CRONOLÓGICA de exames, ? Porque o livro tem DICAS para as questões objetivas e para a redação, ? Porque o livro é o ÚNICO com todas essas características, ? Porque ir bem no ENEM é o MELHOR INVESTIMENTO para o seu futuro. É por isso que podemos afirmar com uma exclamação que este livro vai mostrar a você ?Como se dar muito bem no ENEM!.
A capacidade de fazer uma pessoa sair do ´piloto automático e trazer o foco para si mesma tornou o mindfulness (atenção plena) conhecido mundo afora, com suas técnicas que comprovadamente ajudam na melhora da qualidade de vida. A partir desse conhecimento já consolidado internacionalmente, os autores deste livro desenvolveram um programa especial para a comunidade escolar, frequentemente afligida por casos de esgotamento e burnout. As oito sessões do programa, ligado à Universidade Federal de São Paulo, são descritas em detalhes neste livro, com texto claro e apoio de áudios exclusivos para o leitor. O professor realiza as práticas em casa, para seu desenvolvimento pessoal, e pode incentivá-las no ambiente escolar, expandindo-as para os colegas, os estudantes e até os pais. Extremamente útil no dia a dia, este manual é uma contribuição do Senac São Paulo para que a escola seja um local de embate saudável de ideias, e não de pessoas; que o emocional em sala de aula seja aprimorado, não dilapidado; que os professores possam exercer, conscientes, aquela que é a mais nobre das profissões: educar.
Marlos nos ensina a ler os autores de um modo interessado
sem aplicar de forma mecânica chaves interpretativas aos
problemas que identifica. Alguns trechos são excelentes
advertências para pensar as estratégias de construção dos
nossos objetos de pesquisa. Por exemplo, a sua afirmação
de que ?os destinos possíveis talvez nos ensinem mais que
a história consumada e explicada pelo reducionismo do
que prevaleceu?. Trabalhar na reconstituição do horizonte
dos possíveis é, sem dúvida, alargar nossa compreensão
dos embates que se travaram em nome da educação
do país, afastar o fatalismo e trazer para o primeiro
plano a responsabilidade das ações humanas e de suas
consequências.?
Clarice Nunes
A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo ? e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica.
Assim, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa: a comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg; a atenção plena (mindfulness), do zen-budismo; a disciplina positiva, de Jane Nelsen; e a inteligência emocional, de Daniel Goleman.
Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.
O livro Estilos de liderança de professores conhecer para compreender apresenta uma narrativa sobre os estilos de liderança adotados pelos professores. A obra propõe-se a identificar os estilos de liderança de professores, sobretudo da escola pública, a partir das percepções dos alunos. O autor descreve os quatro estilos de liderança de professores, de acordo com a base teórica estudada, a considerar autoritativo, autoritário, negligente e permissivo, baseado na Teoria dos Estilos Parentais. Tal modelo refere-se à análise do comportamento de professores a partir das dimensões responsividade, exigência e controle coercitivo. Essas dimensões podem influenciar o comportamento dos alunos e sofrer influência de diversas variáveis. Para a identificação de tais estilos, foi utilizado o Inventário de Estilos de Lidera nça de Professores (Ielp), construído por Batista (2013) e adaptado pelo próprio autor para a pesquisa que originou esta obra. Aborda ainda o quanto o controle coercitivo está presente em todos os estilos adotados pelos professores em sala de aula, mesmo naquele considerado o melhor estilo, o autoritativo, e identifica aquelas atitudes tomadas pelos professores em sala de aula, que os alunos percebem como adequadas ou inadequadas. No transcorrer da obra, o leitor terá oportunidade de refletir acerca das questões apresentadas, que envolvem o cotidiano da sala de aula, a partir de resultados de uma pesquisa empírica, realizada na escola pública, permitindo um amplo debate, de mútuo enriquecimento, podendo contribuir para a qualidade na interação com os alunos.
Este é um livro sobre talentos. Talentos que brotam quando se encontram mãos que semeiam.
Li, com atenção, o original do professor Israel Batista. Enlevei-me com as histórias de superação. Fiquei atento a cada relato e ao relato da vida do autor que, generosamente, partilhou suas quedas e recomeços. Seus medos e coragem. Sua sina vitoriosa de crer em si mesmo e no outro.
Conheço Israel há algum tempo. O professor Israel. Apaixonado por história e por gente. Vibrante quando fala de um tema que ocorreu em algum tempo e em algum espaço e que, por alguma razão, tem o poder de mudar o presente. Prefácio viii Conheço alguns de seus ex-alunos. É incrível o que ele foi capaz de despertar em adolescentes. A fremente aventura pelo conhecimento e pela convivência. Israel é político, também. Carreira vitoriosa. Jovem deputado. Mandato dedicado a causas que dignificam. Educação, ciência e tecnologia, inclusão social, políticas públicas corretas. Carece o nosso país, carece o mundo de políticos com visão ampla, com postura digna, com poder inspirador.
Seu livro é uma inspiração. Em cada história, um incentivo. Em cada verdadeiro relato, uma porta para que adolescentes e jovens percebam que podem prosseguir, mesmo diante do chão pedregoso de suas histórias. Há muitos que se autossabotam temendo não ter as chances necessárias para vencer.
Israel quer provar que estão enganados. É possível vencer. A inteligência não é privilégio de alguns. Basta que se perceba a sua existência, que se confie em sua força para partir em busca do sonho
Muitos professores de Língua Portuguesa enfrentam no dia a dia dificuldades para ensinar seus alunos a produzir textos de qualidade. Neste livro, unindo pesquisa científica na universidade à experiência aplicada, os autores - todos também professores - oferecem respostas a vários questionamentos que os docentes apresentam no exercício de atividades voltadas à escrita. Os autores conciliam, assim, reflexões teóricas com propostas práticas para a produção textual em sala de aula, especialmente para o ensino fundamental.
Obra destinada a professores e futuros professores da língua materna, graduandos ou pós-graduandos de Letras.
O livro Letramento Racial Crítico Através de Narrativas autobiográficas: Com atividades reflexivas analisa e propõe sugestões de atividades acerca de narrativas autobiográficas de identidades sociais de raça e as narrativas das experiências com racismo, raça e letramento racial crítico de professores/as. As narrativas autobiográficas que trago neste livro têm um caráter pedagógico e visam ser utilizadas por professores do ensino fundamental, médio e universitário para fins de reflexão em atividades em cursos de formação de professores/as, ou com professores/as cursando pós-graduação, e também as atividades podem ser adaptadas para serem utilizadas com alunos/as da educação básica (ensino fundamental e médio). As atividades aqui propostas visam uma sociedade mais justa e igualitária.