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Este Livro adota a abordagem atraente de combinar a Gestão Lean com o modelo mais popular de melhoria na região, a Acreditação Institucional. Combinando um método de avaliação externa com um método de transformação cultural, ambos buscam causar impacto nas melhorias dos sistemas de atendimento. Suas descobertas baseadas em casos são de particular interesse e espero que também sejam atraentes para os leitores. Dr. Ezequiel García Elorrio Médico especializado em Medicina Interna. Mestre em Epidemiologia pela Universidade de Harvard e Administração de Empresas pela Universidade Austral de Buenos Aires. Diretor do Departamento de Qualidade e Segurança do Paciente do IECS (Argentina), lidera pesquisas para melhorar práticas de saúde na América Latina, colaborando em projetos internacionais e consultorias em gestão clínica e qualidade em saúde Começando por uma abordagem global às questões da qualidade em saúde [?] guia-nos depois pelas áreas da acreditação, em Portugal e no Brasil [?] e da gestão lean. [?] Acredito que esta obra acrescenta uma nova perspectiva à literatura existente sobre estas matérias a nível internacional e que poderá ajudar os gestores, principalmente os que trabalham na área da qualidade em saúde, a considerar estas duas abordagens e, sobretudo, a ponderarem sobre a importância estratégica de as trabalhar conjuntamente. Paulo Boto Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, mestre em Health Services Management pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, e doutorado em Health Policy and Management pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. Professor Auxiliar na ENSP (Portugal) onde também coordena o Mestrado em Gestão da Saúde